Pelo 12º ano consecutivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) mantém-se no alto do pódio da qualificação profissional em Goiás. A instituição do Sistema Fieg conquista em Goiânia o prêmio Pop List, do jornal O Popular, como marca mais lembrada no segmento Curso Profissionalizante. Realizado pela Kantar Ibope Media, o estudo de mercado mede o grau de fixação na mente do consumidor das marcas de produtos e empresas de diversos segmentos econômicos.
Reflexo da qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelo Senai no campo da educação profissional e da inovação tecnológica, o resultado é comemorado em meio ao desafio de qualificar, até 2023, quase 323 mil trabalhadores para atender à demanda das indústrias em Goiás. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Senai Nacional para subsidiar a oferta de cursos da instituição. De acordo com a pesquisa, as áreas de energia e metalmecânica estão entre as que mais vão exigir capacitação de técnicos no Estado.
Para suprir a crescente procura por profissionais qualificados, o Senai investe na ampliação e melhoria contínua de seus ambientes de ensino, com foco na modernização e atualização tecnológica. A instituição desenvolve também várias ações em parceria com o Sesi para potencializar o atendimento e promover a proximidade entre alunos e o setor produtivo, para “encantar a indústria”, segundo estratégia recomendada pelo presidente da Fieg e dos Conselhos Regionais do Sesi e Senai, Sandro Mabel, de oferecer uma educação cada mais diferenciada e formar profissionais mais qualificados para as empresas, com perfil voltado às demandas da Indústria 4.0. “A indústria precisa de talentos. Nosso objetivo é fazer da rede de ensino Sesi/Senai a maior escola de educação de Goiás, com sustentabilidade, e nossos alunos já dão demonstrações do ensino diferenciado ao conquistar competições internacionais de robótica”, destaca.