Conectar pessoas para gerar justiça financeira e prosperidade. Essa é a missão do Sicoob, hoje o maior sistema financeiro cooperativo do país, com mais de 4,5 milhões de cooperados e atuação em todos os Estados do Brasil. O Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), inclusive, levou com sobras, o primeiro lugar na categoria Cooperativa de Crédito mais lembrada na pesquisa Pop List 2019 AB Premium, com 43,4% de share of mind.
O Sicoob disponibiliza mais de 2,9 mil pontos de atendimento no país, milhares de caixas eletrônicos e diversos canais digitais para oferecer produtos e serviços financeiros práticos e modernos – como conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança e muito mais – com taxas bem mais justas que as encontradas em instituições tradicionais.
“Isso acontece porque, aqui, quem se associa é mais que um cliente: é um cooperado e participa das decisões e dos resultados financeiros em um sistema administrado democraticamente – resultados que também são reinvestidos no desenvolvimento regional, em um círculo virtuoso de prosperidade cooperativa”, explica o presidente da Central Sicoob Uni, Clidenor Gomes Filho.
O Sicoob está organizado em três níveis que vinculam hierarquicamente cooperativas singulares, centrais e Sicoob Confederação. Por meio da Confederação, as cooperativas têm acesso a uma estratégia de negócios unificada, infraestruturas tecnológicas seguras, serviços de auditoria, controle de riscos, comunicação e marketing, ouvidoria e relacionamento com o cooperado, soluções digitais e muito mais.
Dessa forma, as cooperativas compartilham normas, políticas, condutas, processos, tecnologias, produtos, serviços e marcas, padronizando processos, ganhando escala e aumentando a eficiência de todo o Sistema.