A Unimed Goiânia Cooperativa de Trabalho Médico tem 41 anos de existência. A exemplo dos 27 tecelões britânicos de Rochdale (que há cerca de 170 anos criaram a primeira cooperativa no mundo), em 21 de fevereiro de 1978, um grupo de 49 médicos goianos também fundou a Unimed Goiânia, como opção segura de geração de trabalho, renda e de promoção de justiça social.
Esta iniciativa se somou aos esforços de milhares de outros profissionais médicos do país na construção do Sistema Nacional Unimed, a partir da Unimed de Santos criada em 1967 que, além de defender o exercício da prática médica social, têm no cooperativismo uma ferramenta para contrapor a mercantilização da medicina e a exploração da força de trabalho da categoria por grupos econômicos que atuam no mercado com o único propósito de obtenção de lucro, tratando a doença como mercadoria.
É nesse universo que a Unimed Goiânia, por meio de seus 2.808 médicos cooperados e cooperadas e 1.739 colaboradores e colaboradoras, construiu a sua respeitabilidade e solidez no mercado, cuja imagem é moldada pela assistência médico-hospitalar-laboratorial humanizada e de qualidade prestada para cerca de 338.691 mil vidas.
A trajetória da Unimed Goiânia é a mesma do Sistema Nacional Unimed que representa a maior operadora de planos de saúde do país, genuinamente brasileira, integrada por 115 mil médicos associados responsáveis pela assistência à saúde de 18 milhões de beneficiários e beneficiárias.
Por ser uma Cooperativa de Trabalho, a Unimed Goiânia, assim como as outras 345 unimeds brasileiras que tem 37% de participação no mercado nacional de planos de saúde, inovou ao ser uma das primeiras instituições do país a desenvolver ações de responsabilidade social, atendendo assim o 7º Princípio do Cooperativismo, que prevê o bem-estar da comunidade através do desenvolvimento de programas sócio-culturais realizados em parceria com governos e outras entidades civis.